As empresas e os profissionais precisam ter uma estratégia para seu desenvolvimento. Hoje com tantas mudanças, não podemos simplesmente ficar parados, ainda que estejamos satisfeitos com nosso posicionamento atual. Existe uma lei de expansão que faz com que seja imperativo que estejamos sempre nos movimentando, ainda que seja para mantermos a posição já conquistada.
Precisamos entender quem é nosso cliente, de que forma atenderemos as suas necessidades e qual o melhor caminho para obtermos os conhecimentos necessários para atingirmos esses objetivos.
Os clientes mudam, suas necessidades idem, aquilo que significava valor para eles no passado pode ter hoje um novo sentido, você está preparado para isso?
A tecnologia hoje em dia é outra, há alguns anos as empresas investiam muitos recursos para ter dentro de casa toda o conhecimento necessário para execução de todas as suas atividades, hoje com a velocidade de transformação, para alguns processos talvez seja mais interessante ter uma rede de colaboração que possa dar agilidade nas adaptações necessárias. Aliás, a palavra do momento é essa: Adaptação.
Quanto maior a rigidez, maior a probabilidade de o sistema não suportar e partir, quebrar, e não dar suporte para o negócio.
Conseguem perceber que esse caminho não é aleatório? Precisamos ter uma estratégia para não desperdiçarmos nosso tempo e nosso dinheiro. Os recursos estão cada vez mais limitados e raros. E como escolher qual o caminho a seguir? São muitas as opções, o que vale a pena investir de verdade? Quais são as prioridades em função do momento atual? Serão as mesmas prioridades para daqui algum tempo? Não podemos garantir, provavelmente não serão.
Sem um direcionamento correto com priorizações inadequadas acumulamos frustrações. Sem uma visão clara e honesta de nossos pontos fortes e fracos deixamos escapar oportunidades. Investindo energia de forma inadequada teremos expectativas não atendidas que podem causar um desânimo tão grande que teremos vontade de abandonar muita coisa.
Será que sozinho eu consigo identificar tudo que eu preciso?
Um profissional fazer todas essas reflexões de maneira solitária, ou uma empresa avaliar os seus processos sem o apoio de uma consultoria que faça um diagnóstico e aponte falhas a serem corrigidas e pontos fortes a serem potencializados, é muito difícil e arriscado, já que a visão fica limitada a sua bolha e com o alcance curto devido a estar restrita apenas aqueles que estão completamente absorvidos e inseridos no problema.
Eu tenho ajudado empresas e profissionais a se posicionarem de uma maneira mais objetiva, auxiliando no diagnóstico de sua situação atual e estabelecendo objetivos realistas. Desta forma conseguimos propor ações dentro da realidade e necessidade de cada um. Com recursos escassos, um mercado competitivo e extremamente diversificado, esse suporte contribui para que profissionais e empresas possam se tornar mais eficientes naquilo que se propõe.
Sozinhos e isolados não conseguimos ter uma visão do todo, todas as empresas que sucumbiram e profissionais que ficaram de fora do mercado, têm em comum a falta de adaptação as reais demandas do mercado, precisamos ouvir algumas verdades incômodas em alguns momentos para nos mantermos vivos.
Comments